AUXÍLIO SEMANA 4 - PET HISTÓRIA - 6ª ANOS
Questão 1, Questão 2:
Então, pessoal. Nestas duas questões é fundamental sabermos que na história oral a entrevista de um sujeito está ligada a uma ampla pesquisa em arquivos e bibliotecas, etc. Temos que enfatizar que a história oral é um método de pesquisa do qual a realização de entrevistas é a tarefa principal do trabalho. Mas antes de se chegar na etapa de entrevistas, o historiador deve direcionar os seus esforços a um levantamento de dados, buscando informações em acervos, ou mesmo construindo o próprio acervo quando este for inexistente.
Portanto, quando o historiador se dedicar a pesquisar um determinado assunto e escolher a historia oral como método, ele deve ter muito cuidado e dedicação ao fazer as entrevistas. Nesse sentido, é necessário que, antes da entrevista, se faça um roteiro, produza instrumentos de controle e acompanhamento da entrevista, cuide das questões jurídicas relacionadas à cessão de direitos do entrevistado e - na hora da entrevista - mantenha uma postura que não atrapalhe a opinião do entrevistado. Mesmo tendo todos estes cuidados, é importante frisar que a nossa memória, a memória dos seres humanos, sofre por mudanças, seja por traumas, seja por devaneios, seja por doenças etc. Sendo assim, um relato não é 100 % verídico. mas, ATENÇÃO! Os documentos escritos também não são 100% confiáveis, por isso o historiador deve analisar todo o contexto do objeto de estudo para, só assim, publicar suas conclusões.
Questão 3: As fontes históricas não podem ser limitadas a um único formato, como o próprio enunciado menciona, elas são quase que infinitas "Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer informações sobre ele".
Questão 4:
Você já viu um griot? No link abaixo temos um 😉👍
https://www.youtube.com/watch?v=AWVeC6kbNH0
GRIOTS: OS CONTADORES DE HISTÓRIAS DA ÁFRICA ANTIGA
Até hoje, os Griots seguem seu papel de guardiões da tradição
TEXTO JOSEANE PEREIRA // REVISADO POR: TIAGO AZANHA PUBLICADO EM 26/10/2020, ÀS 16H03 - ATUALIZADO ÀS 16H04

Contadores de histórias, mensageiros oficiais, guardiões de tradições milenares: todos esses termos caracterizam o papel dos Griots, que na África Antiga eram responsáveis por firmar transações comerciais entre os impérios e comunidades e passar aos jovens ensinamentos culturais, sendo hoje em dia a prova viva da força da tradição oral entre os povos africanos.
LEIA MAIS NO LINK ABAIXO...
Comentários
Postar um comentário