CORREÇÃO - 7º Ano - 2º Bimestre - Semana 2
CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA
2º Bimestre - Semana 1 - 7º Ano.
1) As medidas mercantilistas foram adotadas como forma de enriquecimento dos países europeus. Analise uma consequência dessas políticas econômicas para a América.
Em geral, a colônia tinha um papel de provedora de recursos para a metrópole. Esses recursos poderiam ser ouro, pedras preciosas, entre outras riquezas. Nesse sentido, percebemos que com a chegada dos europeus à América, o continente foi alvo de extração violenta de suas riquezas. Por conseguinte, os países da América, principalmente do sul e central, ficaram em desvantagem no tocante ao desenvolvimento político, social e econômico.
2)
A Espanha adotou uma política chamada de metalismo, que consistia em explorar territórios em busca dos metais preciosos. Portugal também tentou adotar o metalismo como forma de enriquecimento, mas quando chegaram ao Brasil não encontraram o desejado ouro. Usaram então a estratégia do colonialismo, que consiste em extrair a riqueza de sua colônia. Os ingleses adotaram uma medida diferente dos ibéricos. Por conta da grande produção de lã em seu território e do algodão em sua colônia americana, os ingleses usaram a estratégia do comercialismo, que consiste em focar no comércio, principalmente marítimo, para se enriquecer. O principal produto de exportação era o tecido vendido a um custo baixo devido à grande quantidade produzida. A França usou um modelo diferente dos outros, o colbertismo. Consistia em vender seus produtos de luxo a valores maiores e controlar os gastos do governo. Agora, descreva das medidas você considera mais eficiente e justifique o motivo.
3)
Para manter a balança comercial favorável - ou seja, vender mais (exportar), comprar menos (importar) - os países criaram impostos sobre a exportação, valorizando assim os produtos feitos no país, era o chamado protecionismo, que até hoje é utilizado.
4)
Para produzir riquezas é necessário empreender o esforço humano. Mesmo um diamante, que é natural, necessita de trabalho para ser encontrada, lapidado e comercializado. Sem o trabalho não há riqueza! O trabalhador gera a riqueza de um país. Entretanto, no cenário econômico diversificado de hoje, podemos identificar o trabalho em setores diferentes. Sob uma ótica economicista, podemos afirmar que a economia está dividida em setores: primário, secundário e terciário. O setor primário é o da terra, plantio etc. O secundário é o da indústria e o setor terciário diz respeito aos serviços (cabeleireiro, mecânico, professor, etc). François Quesnay enaltecia o setor primário.
5) Cruzadinha:
Horizontal:
- colbertismo
- balança
- ouro
- América
- metalismo
Comentários
Postar um comentário