CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA 2º Bimestre - Semana 3 - 7º Ano.
CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA
2º Bimestre - Semana 3 - 7º Ano.
1)
É possível afirmar que os portugueses chegaram ao Brasil por acaso? JUSTIFIQUE.
Existem essas duas correntes de pensamento na História, mas, devido ao contexto da época, é possível afirmar que os portugueses já sabiam do território e não chegaram aqui por acaso. Os espanhóis haviam anunciado que encontraram terra no "Novo Mundo" em 1492. Apesar de não terem a dimensão correta do território, não era difícil imaginar que havia mais coisas a serem "descobertas" ao sul. Ademais, era interessante para Portugal ocultar a descoberta mais abaixo do continente porque estavam ocupados na exploração de outros territórios, portanto não queriam que seus concorrentes soubessem pois não era viável defender simultaneamente territórios tão distantes.
2.
EXPLIQUE o que foi o Tratado de Tordesilhas.
Os primeiros europeus a chegarem na América foram os espanhóis, liderados pelo genovês Cristóvão Colombo, em 1492. Inicialmente, achavam que estavam nas Índias, mas perceberam que estavam em um Novo Mundo. Quando voltaram para a Europa, os portugueses souberam da nova descoberta e exigiram uma parte nesse território. Em 1494, o Tratado de Tordesilhas foi assinado pelos dois países, dividindo a nova descoberta entre os dois países e em 22 de abril de 1500, uma frota de nove naus (navios de pequeno porte) e 3 caravelas chegaram ao território brasileiro.
3.
Releia o trecho da carta de Caminha e ANALISE quais os estranhamentos entre os dois povos durante o encontro.
A feição deles é serem pardos, de maneira avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento duma mão travessa, da grossura dum fuso de algodão, agudos na ponta como um furador.
Os indígenas também tiveram um estranhamento com os portugueses. Quando ofereceram vinho e mostraram uma galinha aos indígenas, eles ficaram espantados, pois não conheciam. As roupas dos portugueses também eram bastante diferentes para eles. O encontro inicial foi agradável para os portugueses, mas como não há registro escrito dos indígenas, não podemos dizer o mesmo do outro lado. O fato é que perceberam que a nova terra era rica em elementos naturais e que deveriam catequizar os índios como forma de “salvá-los”.
4.
Observe o seguinte trecho da carta de Caminha “o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente”.
a) IDENTIFIQUE o sentido do termo salvar esta gente.
Na visão do europeu, os indígenas estavam em pecados, pois não seguiam as condutas éticas comuns ao grupo social do qual pertenciam. Existe um termo para descrever este comportamento, se chama etnocentrismo. O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.
b) EXPLIQUE por que é importante para os portugueses salvar os indígenas.
Os portugueses acreditavam fielmente que existiria um lugar cheio de dor e sofrimento reservado para aqueles que não seguiam os dogmas da sua religião após a morte. Para os mais ingênuos, a catequização salvaria a vida daquelas "pobres almas". Mas também existiam os que usavam a religião de modo a manipular um grupo de pessoas para que estas atendessem à própria ganância em acumular dinheiro e poder.
Comentários
Postar um comentário