CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA 2º Bimestre - Semana 6 - 6º Ano.
CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA
2º Bimestre - Semana 5 - 6º Ano.
1) = C :
crescente movimentação do fluxo migratório de indígenas entre os diferentes estados da federação
do país.
2)
- Povos "nascidos na terra" é uma metáfora que sintetiza os conceitos de nativos, indígenas e aborígines.
- ‘Indígenas’, ‘nativos’ ou ‘aborígenes’ são termos dados pelos europeus ao chegarem no continente americano. Indígenas, pois Colombo acreditava ter chegado na Índia, lembremo-nos de que ele buscava uma nova rota marítima para chegar a este território, a partir da premissa de que a terra era redonda. Pensamento inovador, uma vez que naquela época o consenso era de que a terra era plana. Aborígenes, o termo diz respeito àqueles que são proveniente do país onde habita; autóctone, nativo. Por exemplo, os povos nativos da Austrália. Não é correto chamá-los de indígenas, pois o contexto é outro.
COMPLETE as frases abaixo:
a) Os sambaquis são construções feitas com mariscos.
b) Os povos indígenas possuem um líder político chamado cacique e um líder religioso chamado pajé.
c) Os troncos linguísticos possuem uma única origem de línguas semelhantes.
4) Antes de responder esta questão, leia o texto abaixo:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-36682290
O ativista indígena Denilson Baniwa, cofundador da Rádio Yandê, diz à BBC Brasil que o estudo ajuda a combater a falta de conhecimento sobre os povos indígenas no Brasil.
Baniwa, que mora no Rio de Janeiro e é publicitário, diz se deparar frequentemente com pessoas que acham que "o indígena ainda é aquele de 1500". Segundo o ativista, muitos questionam por que ele se considera indígena mesmo falando português ou usando o computador em seu trabalho.
"Respondo que cultura não é algo estático, que ela vai se adaptando com o tempo. E pergunto a eles por que não vestem as mesmas roupas usadas pelos portugueses em 1500, por que não falam aquele mesmo português e por que não usam computadores de 1995."
Cofundador da Rádio Yandê, Denilson Baniwa diz que há 'grande' desconhecimento sobre diferenças culturais entre povos indígenas
Para Baniwa, há ainda grande desconhecimento sobre as enormes diferenças culturais entre os povos indígenas brasileiros. Ele exemplifica citando dois povos de sua terra natal (a região do rio Negro, no Amazonas), os baniwa e os tukano.
"Comparar um baniwa a um tukano é como comparar um francês a um japonês. São povos com línguas, hábitos e características físicas bastantes distintas, e isso porque vivem bem próximos. Imagine a diferença entre um baniwa e um kaingang, um povo lá do Rio Grande do Sul?"
Ao mesmo tempo em que combate o preconceito contra indígenas que, como ele, moram em cidades, Baniwa afirma que cada povo deve ser livre para decidir como quer se relacionar com o resto da sociedade.
"Se um povo entender que o contato com o mundo moderno não será benéfico e que prefere ficar mais isolado em sua terra, vamos lutar para que essa decisão seja respeitada."
JOÃO VICTOR
ResponderExcluirNão
ResponderExcluirJoão hebert
ResponderExcluir