CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA 3º Bimestre - Semana 1 - 6º Ano.
CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA
2º Bimestre - Semana 1 - 6º Ano.
1)
a) O rio Nilo era considerado um deus, Hapi (O deus da fertilidade), pois fornecia elementos vitais para a manutenção da vida dos egípicios. Sem dúvida, é bem apropriada a frase do historiador grego Heródoto: "O Egito é uma dádiva do Nilo".
b) O regime de cheias no Egito eram, e ainda são, relacionados à boas colheitas e prosperidade. Durante as cheias, o rio deposita em suas margens o húmus o que torno o solo muito fértil.
c) Podemos dizer que o Egito é um oásis, pois está situado no deserto e, ainda assim, graças ao rio Nilo, desfruta de fartura gerada pelas terras férteis às margens do Nilo.
2
a) Abria-se o corpo do defunto, retirava-se todos os órgãos e desidratava-se o mesmo em um período de sete dias. O cadáver era aromatizado com ervas. Por fim, enfaixava-se a múmia. Os órgãos extraídos eram colocados em recipientes à parte.
b) Os egípcios acreditavam na vida após a morte. A mumificação era um ritual que objetivava garantir um corpo à alma no "outro mundo".
c) As famosas pirâmides do Egito são mastabas - túmulos construídos e ornamentados para o faraó - de grandes proporções. Os egípcios acreditavam que a alma no pós-morte receberia tudo o que estava na pirâmide, inclusive o corpo mumificado, ao chegar no "outro mundo".
3
A demótica era uma escrita mais simples e simbólica. Os hieróglifos eram representados em forma de desenhos que podem ter significados próprios ou representar parte de uma palavra.
4
No período dinástico o Egito tinha as características de seu início, momento em que vários grupos distintos (nomos) se estabeleceram ao longo do rio Nilo e eram liderados por um nomarca. O poder era concentrado nas mãos do nomarca. O desejo por terras mais férteis originavam conflitos entre os nomos. Tais conflitos culminou na divisão de duas culturas a naqada e a maadi, situadas geograficamente no Alto e no Baixo Egito, respectivamente. Com a vitória do Alto Egito, forma-se um império. O faraó era o líder supremo, o "imperador", considerado a encarnação de um deus.
Comentários
Postar um comentário