CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA 3º Bimestre - Semana 2 - 6º Ano.

CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA

3º Bimestre - Semana 2 - 6º Ano.

1)

a -  No início, a Grécia da antiguidade era governada por  reis que só permitiam que participassem do governo os aristocratas chamados eupátridas. Em Atenas, o povo se rebelou e exigiu que as leis fossem escritas e conhecidas por todos. Em 620 a.C, um eupátrida da chamado Dracon escreveu as leis que foram reformadas em 594 a.C por Sólon. Sólon suavizou as leis, repartiu terras e incentivou a educação popular, mas os mais ricos são os que têm maior poder político. Em 560 a.C, Psístrato toma o poder e estabelece uma tirania que duraria 50 anos, até que o governo passa para Clístenes. Clístenes dividiu as cidades em distritos, chamados de demos, habitados por cidadãos ricos e pobres que podiam escolher seus chefes. Esse sistema de demos e de livre escolha política dos cidadãos é chamado de democracia [poder do povo]. 


 

b - Só poderia participar da democracia os que fossem considerados cidadãos. Os cidadãos eram os filhos de pais atenienses que nasciam na cidade. Uma vez por semana eles se reuniam numa Assembleia chamada Eclésia para discutir e votar as leis propostas pelo Senado e para também escolher os seus dirigentes. Quem cultivava a terra e trabalhava nas oficinas dos artesãos eram os escravos.


 

c - A democracia ateniense era muito diferente da que conhecemos hoje. Votavam todos os cidadãos, mas cidadãos eram apenas os homens que tinham terras e que haviam prestado o serviço militar. Não eram considerados cidadãos os estrangeiros, os escravos, as mulheres, os artesãos... mas mesmo essa democracia limitada foi uma conquista para os atenienses que no começo eram governados por um rei que só permitia que participassem do governo os aristocratas chamados eupátridas.


2) Quando falamos de Grécia antiga, não estamos falando de um único país, mas de várias cidades Independentes. Por volta de 800 a.C, os vários grupos que haviam chegado à região nos séculos anteriores já haviam se organizado em cidades-estados. Cada uma era como se fosse um pequeno país e eram chamadas de pólis. No começo, toda cidade-estado era governada por um rei que arava a terra como todo os outros habitantes. A Terra era a principal riqueza e sua posse símbolo de prestígio. Com o tempo cada cidade desenvolveu características econômicas próprias, mas em todas elas se falava a mesma língua e se adotava mesma religião. Para celebrar o deus mais poderoso da Grécia Antiga, Zeus, a cada quatro anos eles se reuniam numa grande festa as Olimpíadas. 



3) Ao estudarmos História temos que ter em mente que uma sociedade tem vários elementos que a caracterizam. Estes podem estar nas áreas da política, economia, cultura e sociedade. Nesse sentido, a diferença mais marcante entre Esparta e Atenas está na área da política. 

a - Esparta tinha um governo oligárquico, dominado por uma elite militar. Atenas tinha uma política mais democrática - inclusive a origem da palavra democracia vem de lá - apesar que não eram todos os habitantes atenienses que recebiam a alcunha de cidadãos, ou seja, com direitos garantidos. Um bom exemplo para fixarmos na mente a característica mais marcante de Esparta, é nos lembrarmos do filme "300". Você já assistiu ou ouviu falar deste filme?

 

b - Atenas tinha como característica marcante, os encontros políticos dos cidadãos na Ágora para debater sobre as tomadas de decisão da cidade estado: 


4) A Ágora era o coração da antiga Atenas, o foco da atividade política, comercial, administrativa e social, o centro religioso e cultural e a sede da justiça. O local era de extrema importância no contexto da democracia ateniense na nas questões políticas da cidade-estado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo "Pelé dos Estudos":

6° ANO - Faça o download do seu PET V4 aqui.

CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA 3º Bimestre - Semana 5 - 6º Ano.