CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA 3º Bimestre - Semana 5 - 7º Ano.

 CORREÇÃO PET DE HISTÓRIA

3º Bimestre - Semana 5 - 7º Ano.

1) 

a) Os jesuítas criam as missões jesuíticas para facilitar a catequização dos indígenas, as missões eram povoados administrados por eles e tinham o objetivo de reunir índios para serem catequizados, dessa maneira, eles conseguiam impedir que os índios fossem capturados e escravizados. Os escritos do padre Antônio Sepp tonaram-se notórios por sua riqueza de detalhes e pela descrição sistemática do funcionamento das missões ou reduções (sinônimo). Dentro destes relatos, várias são as menções aos castigos aplicados aos indígenas por motivos diversos. Segundo Sepp, era necessário praticamente colocar as ferramentas nas mãos dos "trabalhadores preguiçosos" E caso não os ameaçasse com a punição de 24 açoites, a colheita apodreceria nos pés, as oficinas nada produziriam ou o gado se perderia. 


b) Na visão dos padres que cometiam os castigos, eles agiam como um pai que castiga aos filhos que ama - NO CONTEXTO DA ÉPOCA -, veja:  "assim castigamos os que merecem! Naturalmente não é o Padre que pega do açoite, mas o primeiro índio que estiver à mão aqui não temos varas de bétula ou outras semelhantes - e coça o delinquente assim como na Europa um pai surra um filho ou o patrão o seu aprendiz. Assim são castigados grandes e pequenos e tambem as mulheres". O argumento era de que as surras tinha era uma forma de expressar "amor" assim como um pai que bate no filho. LEMBREM-SE, ESSE ERA O CONTEXTO DA ÉPOCA, HOJE EM DIA ISSO NÃO É MAIS ACEITO. AINDA BEM!


 

c) Eu não consegui perceber crítica que o "próprio texto" faz sobre o modo como os jesuítas agem. Ademais, fazer críticas a um costume de determinada época é perigoso, pois corremos o risco de cometer anacronismo, ou seja, julgar um fato passado com os valores dos dias de hoje.


 

2) 

a) Existia uma preocupação com o aprendizado da língua indígena e o ensino da língua europeia para os povos nativos.


 

b) Para consolidar o projeto evangelizador dos jesuítas, sendo que textos e apresentações artísticas eram produzidos na língua nativa como forma de facilitar a conversão ao cristianismo.


 

3)

a) Para criar estratégias com o objetivo de ampliar novamente o domínio religioso católico e frear as novas Igrejas.


 

b)  

• Criar o Index, um catálogo que continha os livros proibidos de serem lidos por irem contra as ideias da Igreja.

• Instituição da Inquisição, um tribunal religioso que julgava os infiéis e aqueles que duvidavam do que pregava a Igreja, chamados de hereges.

• Criação de ordens religiosas que tinham como objetivo levar a palavra de Deus para lugares distantes, assim foram criados dentre outras ordens, a Companhia de Jesus fundada por Santo Inácio de Loyola e seus membros eram chamados de jesuítas.


 

 

c) A partir da criação de ordens religiosas foi que as cortes portuguesa e espanhola passaram a trazer os jesuítas para a América com o objetivo principal de catequizar, ou seja, ensinar a palavra de Deus para os colonos e os indígenas (considerados pessoas de alma pura e digna de ser salva).


 


 

 



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